Home » Equipa » Miriam Couto

Miriam Couto

FISIOTERAPEUTA DERMATO-FUNCIONALIMG_9628

 

 

 

“Dermato quê?”

Sim… função do tegumento, que é como quem diz, função da pele… e metabolismo. É isso que faço, optimizar ou recuperar a função da pele, do metabolismo muscular e adiposo.

Faço o que faço, porque gosto da junção. Movimento, tecnologia, metabolismo e trabalhar com mulheres, para atingir um novo equilíbrio.

 

Da licenciatura em Fisioterapia, na ESTSP, retirei conhecimento e ferramentas para modificar movimento e estruturas relacionadas com o movimento. Na “electricidade” (tecnologia) encontrei formas de chegar onde as minhas mãos não chegam e fazer o que o movimento não faz. Nas formações profissionais em Dermato-funcional e Cirurgia plástica, encontrei novos caminhos para aplicar o conhecimento.

 

Para satisfazer o gosto pessoal pelo pormenor, pela química e pelo metabolismo, estou a fazer Doutoramento em Metabolismo, do Departamento de Bioquímica, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Conhecer os usos terapêuticos de meios eletrofísicos é determinante para potenciar o meu trabalho, e por isso faço investigação há cinco anos sobre uma corrente elétrica que “convence” as células de gordura a diminuírem o seu armazém de gordura. Perceber como é que esta corrente “convence” as células a agirem desta forma faz parte dos planos para o doutoramento. Por outro lado, a formação a alunos (no âmbito da Licenciatura em Fisioterapia sobre Meios Eletrofísicos) e a outros profissionais alimenta o meu gosto por ensinar e aprender sempre mais.

 

Na Gimnográvida, entrei por convite da Diana e aceitei por já conhecer o “espírito da casa”. Pessoas dedicadas, responsáveis e sensatas, a dar o melhor de si todos os dias. Aceitei também por acreditar que posso ajudar muitas mulheres e mamãs a tirarem melhor partido da função do seu corpo e da sua pele, respeitando limites e priorizando a sua segurança e a dos seus bebés, mesmo quando ainda estão a amamentar. De mim podem esperar uma avaliação rigorosa da história de saúde, do corpo e da pele. Desta forma, será possível estabelecer objetivos e prazos realistas em função das expetactivas, enquanto são discutidas as implicações de cada umas das opções de tratamento. Tudo o resto, está na sua força de vontade… mãos à obra!