Home » Serviços » Grávidas » Massagens para a Grávida

Massagens para a Grávida

massagemG_1 A massagem é uma forma privilegiada de comunicar com o corpo da grávida. Assim, é importante que procure um profissional especializado, com conhecimento profundo das alterações fisiológicas que acontecem em cada etapa da gestação.

Na Gimnográvida, este serviço é realizado pela nossa Fisioterapeuta. Irá encontrar um ambiente tranquilo e descontraído, no qual o seu conforto e bem-estar serão uma preocupação constante.

Se está em dúvida qual a massagem mais indicada para as suas necessidades, entre em contacto connosco para que possamos aconselhá-la de acordo com a nossa experiência. É importante que nos informe previamente no caso de gravidez de risco.

 
MASSAGEM DE RELAXAMENTO

Se procura um momento de descontração e puro relaxamento, esta é a massagem indicada para si. Uma forma saudável de afastar o stress do dia-a-dia e diminuir a ansiedade da mãe, que é muitas vezes sentida pelo bebé. Um miminho para os dois, que vai querer repetir só porque sim.

A massagem é desenhada com movimentos suaves, sem dor, que estimulam a libertação de endorfinas, hormonas associadas à sensação de bem-estar. Os movimentos ritmados são também um estímulo para a circulação sanguínea e linfática. A tensão nervosa é, a pouco e pouco, atenuada, ajudando-a a dormir mais tranquilamente.

 
MASSAGEM TERAPÊUTICA

A gestação é um desafio para o corpo da grávida, que, de repente, se vê obrigado a dar resposta a uma mudança do centro de gravidade, a um aumento de peso que se reflete nas diferentes articulações, a uma revolução hormonal que, entre outros efeitos, deixa os ligamentos mais “soltos”. Todas estas alterações, aliadas a um dia-a-dia exigente em termos profissionais e domésticos, deixam o corpo mais vulnerável a sintomas de dor ou desconforto.

massagemG2A coluna lombar é uma das regiões mais afetadas, muitas vezes com atingimento da região pélvica e nervo ciático. Também são frequentes queixas de tensão acumulada na região cervical, que podem estar na base de dores de cabeça. A massagem irá estimular a circulação sanguínea para as áreas sintomáticas, irrigando-as com oxigénio rico em nutrientes. Também a circulação linfática é potenciada, ajudando a eliminar toxinas e resíduos metabólicos. As hormonas libertadas durante a massagem serão igualmente uma ajuda para a sensação de alívio de dor e bem-estar generalizado.

A nossa Fisioterapeuta saberá encontrar os pontos de tensão que a incomodam e, tão ou mais importante, saberá também quais as técnicas e regiões a evitar. Ainda assim, é essencial que lhe vá transmitindo como se sente ao longo da massagem, para que a massagem vá o mais possível de encontro às suas necessidades. 

 
MASSAGEM do períneo

A massagem ao períneo é uma prática que muitas mulheres adotam na fase final da gravidez. Pode ser iniciada a partir da 28.ª Semana de Gestação e deverá prolongar-se até à data do parto.

Esta massagem trabalha, antes de mais, a consciência da grávida em relação ao seu períneo. Procura-se relaxar toda a musculatura desta região e orientá-la no sentido de uma maior flexibilidade. Desta forma, potencia-se a circulação nestes tecidos musculares, ao mesmo tempo que estes vão sendo preparados, a pouco e pouco, para o momento do parto. 

A prática regular desta massagem na fase final da gestação poderá ser uma ajuda essencial para evitar uma episiotomia (quando a causa da mesma se prende com a incapacidade dos tecidos se adaptarem à passagem do corpo do bebé) ou diminuir ao máximo a lesão do tecido perineal durante o momento do parto.

A nossa Fisioterapeuta poderá ensiná-la a realizar esta massagem da forma mais adequada para que possa tirar partido de todos os benefícios da mesma.

 
Informações e Marcações:

› As massagens tem uma duração aproximada de 60 minutos (à exceção da Massagem do Períneo).
› Para fazer a sua marcação envie-nos um e-mail para geral@gimnogravida.pt com a sua disponibilidade e número de telemóvel, para que possamos entrar em contacto consigo.