Home » Serviços » Grávidas » Pilates Clínico

Pilates Clínico

PilatesG1Ao contrário do que se pensava há uns anos atrás, sabe-se agora que a atividade física na gravidez é uma prática segura e saudável, com benefícios comprovados para a mãe e para o bebé.

Se está a iniciar o segundo trimestre de gestação, Pilates pode ser uma ótima forma de exercitar o seu corpo.

As nossas aulas são orientadas pela Fisioterapeuta Diana, com formação em Pilates, que tem o cuidado de adaptar os movimentos originais do método à condição da grávida.

Decorrem em grupo, são exclusivas para grávidas e têm um máximo de 8 participantes, de forma a garantir a qualidade e supervisão necessárias.

 

A quem se destina?

Grávidas com mais de 12 semanas de gestação, sem contra-indicações para a prática de exercício físico.

 

Em que dias e horários?

Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30 | Segundas e quintas-feiras, das 11h00 às 12h00

 
PilatesG5Quais os benefícios?

Provavelmente já ouviu falar dos benefícios do Método de Pilates, extensivamente estudados e comprovados. Mas já se perguntou de que forma esta prática a pode ajudar, especificamente, durante a gravidez?

 O aumento da consciência corporal será uma constante, que lhe permitirá reeducar a postura e minimizar o impacto das alterações posturais associadas à gravidez;

 A diminuição dos episódios de desconforto ou dor (nas costas, ciática, entre outras) acontece pelo trabalho combinado de força e flexibilidade da musculatura profunda;

 A consciência aumentada da localização, função e controlo do períneo será uma ferramenta importante para as diferentes exigências a que esta musculatura é sujeita durante a gravidez, o parto e os meses que o sucedem;

 Aprenderá a encontrar na sua respiração uma aliada para comunicar com o seu corpo. Será capaz de a ajustar consoante o desafio, seja ele de contração ou relaxamento;

 Os seus movimentos vão passar por uma metamorfose no que diz respeito à coordenação, seletividade e fluidez. A força e flexibilidade que necessita para as tarefas do dia-a-dia não serão esquecidas;

 O seu ganho ponderal – o aumento de peso durante a gravidez – será mais facilmente controlado;

 A circulação sanguínea estará constantemente a ser estimulada, dificultando a tendência para surgir edema e as varicosidades.

 

Quais os cuidados a ter?

Alimentar-se 1h antes da prática de exercício;

Manter o corpo hidratado antes, durante a após o exercício;

Usar roupa confortável e de fibra natural, para permitir a transpiração da pele.

 

Como me inscrevo?

Pode efetuar a sua pré-inscrição através do nosso site ou enviar e-mail para geral@gimnogravida.pt
Se pretender fazer uma aula experimental, sem compromisso, pedimos apenas que nos informe previamente.

Sessões Individuais

Se pretende uma prática mais personalizada, poderá beneficiar das sessões individuais de Pilates. Informe-se junto da nossa Fisioterapeuta.  

 

Veja também:

Vídeo: Pilates para a Mulher: Que Benefícios?