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Check-up Pós-Parto

Agora que tem o seu bebé nos braços, é normal que toda a sua atenção esteja focada em dar-lhe os melhores cuidados e aproveitar cada segundo com ele. No entanto, quando sentir que a azáfama das primeiras semanas está já a acalmar, é importante pensar também na sua saúde e bem-estar.

As suas costas têm-se queixado?

Tem dores na região do pescoço ou ombros quando pega no seu bebé ao colo?

Sente que o seu períneo ainda está frágil? Tem tendência para perder urina quando faz algum esforço?

 

Então respire fundo e tranquilize-se, tudo isso pode ser normal.
Depois da avalanche de transformações que o seu corpo sofreu nos últimos 9 meses, ele vai precisar de tempo para ir ao lugar. Isso significa, por um lado, que não deve apressar demasiado a sua recuperação, correndo o risco de fazer algum tipo de exercício que a possa prejudicar. Mas significa também, por outro lado, que deve estar atenta e não desvalorizar demasiado os sintomas que tem sentido.

 

 

IMG_9401Um Check-up para Recém-Mamãs

Este serviço destina-se a todas as recém-mamãs que pretendam certificar-se que o seu corpo está a recuperar corretamente depois da gravidez e do parto. Aqui poderão também obter aconselhamento sobre alguns temas que possam suscitar dúvidas (por exemplo, quando retomar o exercício e qual o tipo de exercício mais adequado para esta fase).

Se já completou 15 dias a três semanas pós-parto, está na altura ideal para realizar este check-up, quer tenha tido um parto normal ou cesariana.

 

A consulta envolve uma avaliação detalhada, focando nos seguintes aspetos:

Músculos do Períneo
Uma correta avaliação dos músculos do períneo é fundamental para prevenir ou reverter episódios de incontinência urinária ou fecal, prolapsos ou possíveis disfunções sexuais.

 

Diástase Abdominal
Durante a gravidez, as duas camadas dos músculos retos abdominais podem afastar-se para acomodar o seu bebé – um fenómeno designado Diástase Abdominal. Nesta fase, é importante verificar a extensão deste afastamento e perceber se o corpo está a conseguir recuperar naturalmente. Uma diástase abdominal acentuada (percetível quando sente os seus dedos a afundarem perto da zona do umbigo) deve ser vigiada para evitar sintomas futuros. Um programa de exercícios adequado poderá mesmo ajudar a reverter esta condição.

 

Cicatriz (Episiotomia, Cesariana)
Na presença de uma cicatriz é muito importante acompanhar de perto o processo de cicatrização. A mobilidade dos tecidos (muitas vezes comprometida por aderências), a sensibilidade da região, e o despiste de alterações como fibroses ou quelóides devem ser contempladas. Dores na coluna lombar, disfunção sexual ou dor durante a relação sexual são alguns exemplos de efeitos secundários associados a uma cicatrização incorreta.

 

Dor ou Desconforto
O período pós-parto é fisicamente exigente para as recém-mamãs. Ao seu corpo ainda em recuperação, junta-se o desafio de cuidar de um bebé que aumenta de peso a cada dia, muitas vezes sem saber o que é dormir mais de duas ou três horas seguidas. É por isso muito frequente que a mulher sinta algum tipo de dor ou desconforto durante este período. A zona do pescoço e ombros tende a ser o principal alvo das queixas, mas a zona lombar e pélvica também têm o seu destaque. Através de uma avaliação adequada, podemos identificar a causa dos sintomas e indicar-lhe as melhores estratégias para aliviar os mesmos.

 

 

Exercício: Qual, Quando e Quanto?

Acreditamos que esteja ansiosa para reencontrar o corpo que tinha antes da gravidez. Este é um processo que pode ser um tanto ou quanto demorado, mas o exercício é sem dúvida um aliado importante.

Contudo, é importante que perceba que determinados exercícios podem, nesta fase, atrasar a sua recuperação, aumentar ou provocar o aparecimento de dor lombar ou afetar negativamente a recuperação do seu períneo e músculos abdominais. Analisando os dados recolhidos durante o check-up, aconselhá-la-emos com mais rigor sobre o exercício adequado para o seu corpo (tendo sempre em conta os seus objetivos – tonificar, perder peso, eliminar gorduras localizadas, etc.), bem como a altura ideal para o iniciar.

 

Como agendar?

Para marcar a sua avaliação envie e-mail para geral@gimnogravida.pt com o seu nome e contacto telefónico.

 

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Vídeo: Recuperação Segura e Eficaz após a Gravidez