Home » Serviços » Mamãs & Bebés » Consultas do Bebé » Torcicolo dos Pequeninos

Torcicolo dos Pequeninos

_LMD5560A palavra torcicolo tem origem no Latim e significa “pescoço torcido”. Acontece quando ocorre um dos músculos do pescoço – por sinal aquele que tem o nome mais complicado! – o esternocleidomastoideu, fica encurtado, ou seja, não tem a mesma capacidade de contrair e de se distender.

Este encurtamento pode ocorrer na sequência de um mau posicionamento do feto, de uma lesão nervosa ou de um traumatismo direto, usualmente nas últimas semanas de vida intra-uterina ou durante o parto.

 

Qual a aparência?

O torcicolo pode ser detetado logo após o nascimento, mas os sinais tornam-se mais evidentes a partir do primeiro mês de idade.
Deve desconfiar de um torcicolo quando o seu bebé…

 Está permanentemente com a cabeça inclinada ou rodada para um lado (assimetria)
 Não tem a mesma capacidade a rodar o pescoço para um lado comparativamente ao outro (limitação de amplitude, rigidez de movimento)
 Fica irritado quando lhe tenta corrigir a posição da cabeça, contrariando a sua tendência natural para a colocar quase sempre para o mesmo lado
 Apresenta uma pequena massa num dos lados do pescoço (por vezes é bastante difícil de palpar, dada a posição da cabeça do bebé)

 

Torcicolo, sim ou não?

Há várias outras condições da cabeça e pescoço que podem ter uma apresentação semelhante a um torcicolo. Na dúvida, o melhor é consultar o seu médico, que provavelmente se certificará através da ecografia. Dependendo do tipo de torcicolo, ele mesmo lhe dará indicações caso seja recomendado fazer fisioterapia.
O diagnóstico atempado é importante para que não surjam outras alterações ósseas e musculares, que muitas vezes só são visíveis mais tarde e tendem a ser permanentes.

 

Qual o papel da Fisioterapia?

A Fisioterapeuta vai ajudar o seu bebé a recuperar a simetria e a melhorar o posicionamento da cabeça em relação ao corpo. É também importante para recuperar a amplitude dos movimentos da cabeça, quando esta está limitada. Todos estes fatores são determinantes para que o normal desenvolvimento do bebé não fique comprometido.
E os pais também podem ajudar! A Fisioterapeuta irá orientar-los para que encontrem estratégias simples no dia-a-dia que facilitem o processo de recuperação.

 
informações e marcações:

Contacte-nos por telefone ou envie e-mail para geral@gimnogravida.pt
As sessões podem decorrer em sua casa ou na Gimnográvida, conforme for mais cómodo para si e para o seu bebé.