Home » Serviços » Mulher » Reeducação Postural

Reeducação Postural

Sente que a sua postura não é a mais correta?
Tem frequentemente dores musculares na região dos ombros, pescoço ou costas?
Sente que o seu corpo tem regiões que acumulam muita tensão?

 

Caso se identifique com algumas destas questões, convidamo-la a ler mais um pouco do texto que se segue e, quem sabe, consultar a nossa Fisioterapeuta para uma avaliação postural.

 

O que é afinal a postura adequada?

Muito se diz e se lê sobre a postura correta e não faltam orientações e pequenas “receitas” para a atingir. Sabe-se, portanto, onde se quer chegar. Mas será que sabemos o que é suposto encontrar nesse “local de destino?”

A postura adequada é aquela que exige o menor esforço para o corpo, em movimento ou numa determinada posição mantida no tempo. No entanto, dentro das nossas semelhanças – para as quais funcionam muito bem as “pequenas receitas” – temos também um mundo de pequenas diferenças, que nos tornam tão particulares.

Para quem pretende reeducar a sua postura, estas “pequenas diferenças” têm que entrar na equação, de forma a garantir a chegada ao “destino”. E é aqui que por vezes as “receitas” não chegam. Assim, se já tentou fazer a check-list da boa postura e mesmo assim continua com dores ou desconforto, sugerimos que nos procure na nossa consulta de Reeducação Postural.

 
Porquê reeducar a postura?

IMG_1509Manter uma boa postura é um dos ingredientes mais importantes para a saúde e bem-estar físico e emocional. Ajuda, por exemplo, a evitar várias disfunções do sistema músculo-esquelético e a manter longe de nós sintomas como a dor, o desconforto e a tensão muscular exagerada.

O correto alinhamento dos segmentos ajuda a distribuir as forças de forma homogénea por todo o corpo, tornando o movimento mais eficiente.

Voltando ao capítulo das “pequenas diferenças” que nos tornam tão únicos, é assim essencial que, antes de pensar em modificar a sua postura, fique consciente de como ela é no momento, e dos “trajetos” por onde a quer conduzir de encontro ao objetivo final.

Tudo seria mais fácil, na verdade, se esta consciência corporal se ganhasse tão facilmente como as dores de costas. Mas não, não temos essa sorte. Exige prática, repetição, olho atento.

 

E depois de ganhar consciência?

Na verdade, aumentar a nossa consciência corporal não é apenas o início do processo. É uma ferramenta importante que nos vai acompanhar ao longo deste percurso. Com ela, a Fisioterapeuta irá entregar-lhe um conjunto de orientações para o seu dia-a-dia, e uma mão cheia de exercícios desenhados para as características e necessidades do seu corpo.

Juntas, conseguirão não só atingir o objetivo de forma mais rápida e eficaz mas, mais importante do que isso, abrir caminho para que esse objetivo a acompanhe durante muitos e muitos anos.

 

Marcações:

Para fazer a sua marcação envie-nos um e-mail para geral@gimnogravida.pt com a sua disponibilidade e número de telemóvel, para que possamos entrar em contacto consigo.