Home » Serviços » Profissionais » Anatomia e Preparação para o Parto – Posições, Movimentos e Respiração no Parto | Núria Vives

Anatomia e Preparação para o Parto – Posições, Movimentos e Respiração no Parto | Núria Vives


ANATOMIA E PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Posições, Movimentos e Respiração no Parto

Data: 28, 29 e 30 de Janeiro de 2019, das 9h00 às 18h30
Local: Hotel da Música, Porto

 
GRUPO ALVO

Enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, fisioterapeutas e outros profissionais que acompanham a mulher em preparação para o parto.

Caso ainda não tenha realizado o módulo I “A Mobilidade da Pelve no Parto” do Ciclo Parir en Movimiento: Anatomía funcional del parto fisiológico, poderá comparecer a este curso frequentando os dois últimos dias (29 e 30 de Janeiro). Nestes dois dias será leccionado o módulo III – Respiração no Parto. 

 
OBJETIVOS GERAIS

Experimentar os movimentos propostos na metodologia de Anatomía, Integración y Movimiento® e refletir sobre a introdução desta metodologia no trabalho de acompanhamento de grávidas.
 Obter os critérios necessários para poder distinguir qualidades, benefícios e vantagens de cada uma das posições apresentadas.
 Distinguir as diferentes posições de acordo com a posição da pelve e das pernas e a sua relação com a descida do bebé ao longo do canal de parto.
 Diferenciar as diferentes posições segundo os parâmetros analisados anteriormente, selecionando posições mais benéficas para o período de dilatação, para o período expulsivo, ou mesmo para ambos os períodos.
 Observar como é a sua própria respiração
 Permitir que flua, se expanda e se torne consciente na ação ou na quietude.
 Compreender os mecanismos do diafragma, dos músculos inspiradores costais e dos músculos abdominais durante a inspiração e a expiração.
 Experimentar e explorar a grande diversidade de formas de respirar que acompanham o movimento respiratório, em particular durante o trabalho de parto.
 Poder distinguir as diferentes respirações espontâneas que a Mulher utiliza durante o parto e conhecer as forças e os jogos de pressões que ocorrem na caixa torácica e na região abdominal durante um parto fisiológico.
 Distinguir e observar os benefícios e inconvenientes de todas estas respirações segundo as diferentes etapas do parto.

 
FORMADORA

Núria Vives
 Licenciada em Pedagogia pela Universidade Autónoma de Barcelona e pela Universidade de la Sorbonne de Paris.
 Terapeuta Psicomotora pela Universidade Central de Barcelona.
 Membro do Sensory Awareness (Consciência Sensorial) Leaders Guild.
 Co-autora do livro “Parir en Movimiento” (2009. Ed.Liebre de Marzo), junto com B.Calais-Germain.
 Colabora com Blandine Calais-Germain há já trinta anos.
 Participa na elaboracão dos novos protocolos de “Estrategia de Atención al Parto Normal”, e na sua aplicação nas diferentes comunidades do estado espanhol.
 Criou o Ciclo de Anatomia e Preparação para o Parto e ensina-o em formações para parteiras e fisioterapeutas na Europa e noutros continentes.
 Criou as formações profissionais “Períneo, Integração e Movimento® ” e “Parto e Movimento®”.

 
Metodologia

O método Anatomía, Integración y Movimiento® de Núria Vives propõe uma pedagogia baseada no respeito do próprio ritmo para experimentar, sentir e integrar no corpo a grande variedade de movimentos, posições e propostas respiratórias.

Os formandos são convidados a reconhecê-lo primeiro em si mesma/mesmo e integrá-lo, antes de o transmitir.

São utilizados modelos anatómicos do diafragma, do períneo, da caixa torácica, da coluna e da pelve, que ajudam a entender a anatomia de forma tridimensional e desde o movimiento.

 
PROGRAMA

Consulte aqui o programa detalhado.

 
inscrições

Investimento: 380€ (280€ caso frequente apenas o Módulo III, nos dias 29 e 30 de Janeiro)
Prazo limite de inscrição: 6 de Janeiro de 2019 – apenas se aplica caso não se preencham todas as vagas do curso até esta data.
O número de vagas é limitado. A inscrição só será validada após pagamento e envio do respectivo comprovativo de transferência e da ficha de inscrição para [email protected]

Em caso de desistência, o valor pago apenas é reembolsável se a inscrição for substituída pela de outro participante.
A organização reserva-se o direito de não realizar a formação caso não atinja o número mínimo de participantes.
Neste caso, proceder-se-á à devolução dos pagamentos realizados até à data.