Home » Serviços » Profissionais » Ciclo Parir em Movimento – A Mobilidade da Pelve, Posições e Movimentos no Parto | Núria Vives

Ciclo Parir em Movimento – A Mobilidade da Pelve, Posições e Movimentos no Parto | Núria Vives


CICLO PARIR EM MOVIMENTO
Módulos I e II: A Mobilidade da Pelve, Posições e Movimentos no Parto

Data: 5, 6, 7 e 8 de Abril de 2020, das 9h00 às 18h30
Local: Hotel da Música, Porto

GRUPO ALVO

Enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, fisioterapeutas e outros profissionais que acompanham a mulher em preparação para o parto.
 

OBJETIVOS GERAIS

Gerar confiança no processo natural do parto.
 Estudar a anatomia da pelve intrínseca e extrínseca e a sua mobilidade particular.
 Compreender anatomicamente a inter-relação que existe entre a posição que a mãe adota, a transformação dos espaços internos da sua pelve e a adaptação do bebé na sua passagem até à saída, no momento do parto.
 Adquirir ferramentas que permitam criar um clima de confiança nas sessões de preparação para o parto, para que a mulher grávida se sinta segura, confiante e em contacto, qualquer que seja a posição que escolha, condição essencial para que possa integrar e guardar na sua memória corporal esses recursos valiosos para o seu parto.
 Obter os critérios necessários para poder distinguir qualidades, benefícios e vantagens de cada uma das posições apresentadas.
 Experimentar primeiro em si mesmo as posições e movimentos que irão propor nas sessões de preparação corporal para o parto.
 Aprender a pedagogia a utilizar no contexto de preparação para o parto com o casal.
 

FORMADORA

Nuria Vives Pares é licenciada em Pedagogia pela Universidade Autónoma de Barcelona e pela Universidade de la Sorbonne de Paris. É terapeuta Psicomotora pela Universidade Central de Barcelona. Núria é também membro do Sensory Awareness (Consciência Sensorial de Charlotte Selver) Leaders Guild.

Estuda e colabora com Blandine Calais-Germain há já trinta e cinco anos, com quem escreveu o livro “Parir en Movimiento”. Cuarta edición (2009 Ed.Liebre de Marzo).
Participa, desde 2007, na implementação dos novos protocolos de “Estrategia de Atención al Parto Normal” pelo Ministério da Saúde e nas diferentes comunidades e hospitais do estado espanhol.

Criou o Ciclo Parir en Movimiento: Anatomía Funcional del Parto Fisiológico e ensina-o em formações para parteiras, fisioterapeutas e outros profissionais que acompanham a mulher, na Europa e noutros continentes. Criou também as formações profissionais “Períneo, Integração e Movimento®” e “Parto e Movimento®”.
 

Metodologia

A metodología é baseada em parte pela forma de estudo original do método Anatomía para el Movimiento® de Blandine Calais-Germain, a partir de mais de 30 anos de estudo e investigação da autora: práticas de observação com modelos ósseos e práticas corporais anatómicas e didáticas para o estudo tridimensional da anatomia.

Paralelamente, é baseada na experimentação no próprio corpo e no despertar sensorial, permitindo sentir e compreender os conceitos básicos da metodologia de Anatomía, Integración y Movimiento® AIM de Núria Vives, nomeadamente:
 o respeito na forma de acompanhar
 o cuidado com a linguagem
 a atenção com a atitude
 a utilização de metodologías interactivas na organização do trabalho corporal, com estratégias práticas de aplicação.
As posições e os diferentes movimentos estudados exploram-se tendo em conta: a atenção à própria atitude, a fluidez da respiração, os esforços necessáros para adotar uma posição, ter presente as sensações que vão surgindo, respeitar as próprias necesidades e o saber pedir, dar e receber. É um curso baseado no trabalho de Consciência Sensorial, do qual Núria é formadora (www.concienciasensorial.com)
 

PROGRAMA

Consulte aqui o programa detalhado.
 

inscrições

Investimento: 525€ (este valor corresponde aos módulos I e II)
Prazo limite de inscrição: 15 de Março de 2020 – apenas se aplica caso não se preencham todas as vagas do curso até esta data.
O número de vagas é limitado. A inscrição só será validada após pagamento e envio do respectivo comprovativo de transferência e da ficha de inscrição para [email protected]

Em caso de desistência, o valor pago apenas é reembolsável se a inscrição for substituída pela de outro participante.
A organização reserva-se o direito de não realizar a formação caso não atinja o número mínimo de participantes.
Neste caso, proceder-se-á à devolução dos pagamentos realizados até à data.

Nota: Este curso corresponde aos Módulos I e II do Ciclo Parir em Movimento.
O módulo III: TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO: GRAVIDEZ E PARTO e o módulo IV: PERÍNEO, RESPIRAÇÃO E MOVIMENTO NA GRAVIDEZ E PARTO vão acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de Setembro de 2020.
Uma vez realizado o Ciclo completo (quatro módulos), pode-se aceder à formação profissional Parto y Movimiento® (www.partoymovimiento.com)