Home » Blog

ORIENTAÇÕES COVID-19 e AMAMENTAÇÃO pelo INSTITUTO INTERNACIONAL DE CONSULTORAS EM LACTAÇÃO

Tradução realizada por: Gimnográvida Lda (www.gimnogravida.pt) Data da publicação da declaração original: 18 de março de 2020 Fonte: https://lactationmatters.org/2020/03/18/ilca-statement-on-breastfeeding-and-lactation-support-during-the-covid-19-pandemic/?fbclid=IwAR2HXfpvKBBhPCo9dM2cyMc1Jwnv3i8Ar7h8jSWUZuQaGvz6_71NfBrFA0k NOTA: As orientações para as famílias e para aqueles que fornecem apoio à lactação durante o COVID-19 estão a evoluir. A ILCA fará o possível para manter essas informações sempre atualizadas. As informações colocadas aqui podem …

Ler mais...

COVID-19 QUADRO INFORMATIVO OMS/DGS | ORIENTAÇÕES COVID-19 GRÁVIDAS, PARTURIENTES e RECÉM-NASCIDOS

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) versus DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE (DGS) Realizado por: Gimnográvida Lda (www.gimnogravida.pt) Data da última revisão: 22 de março de 2020 Fontes consultadas: > Website oficial da DGS: – Novo COVID-19 Perguntas Frequentes: https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/ – Novo COVID-19 Alimentação: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf > Orientação nº 001/2020 de 05 de Fevereiro de 2020 Nota: Este …

Ler mais...

ORIENTAÇÕES COVID-19 da DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE | GRÁVIDAS, PARTURIENTES e RECÉM-NASCIDOS

CUIDADOS A GRÁVIDAS E RECÉM-NASCIDOS SUSPEITOS/CONFIRMADOS DE INFEÇÃO POR SARS-COV-2 Resumo das orientações realizado por: Gimnográvida Lda (www.gimnogravida.pt) Data da última revisão: 22 de março de 2020 Fontes consultadas: > Website oficial da DGS: – Novo COVID-19 Perguntas Frequentes: https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/ – Novo COVID-19 Alimentação: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf > Orientação nº 001/2020 de 05 de Fevereiro de 2020 …

Ler mais...

PERÍNEO E PARTO – UMA AMIZADE POSSÍVEL?

Artigo publicado no nº8 da revista Bwizer Magazine Setembro/2019 (pág. 12-15) imagem: https://www.instagram.com/beautybrainsandresilience/ “Quero fazer massagem ao períneo”. Esta é uma frase que ouço cada vez mais em consulta. E junto com ela surgem-me sempre uma mão cheia de interrogações: qual será a verdadeira motivação escondida nestas palavras? Será que tenho à minha frente uma …

Ler mais...

à conversa com Diana Balona sobre endometriose

imagem: https://www.instagram.com/flow.days/ A Diana conheceu o diagnóstico de endometriose há alguns anos, mas já lhe conhece os traços há muitos mais.   Nesta entrevista, deixa-nos as suas palavras e emoções mais íntimas, numa sinceridade que comove o leitor. Que a voz dela faça eco em tantas outras mulheres que se possam identificar com a sua …

Ler mais...

EU E A MINHA SEXUALIDADE

Como começar a falar de algo tão intimo, tão pessoal? Posso começar por dizer o quão vital é a Sexualidade e dar assim o pontapé de partida para este artigo. Queria colocar aqui uma definição do que é a Sexualidade, uma definição concreta. Depois parei para pensar que gostava que os leitores pudessem, por si …

Ler mais...

Viver com Endometriose

Tal como outros síndromes dolorosos, a endometriose causa dor constante e para algumas mulheres é uma batalha difícil, não só pela dor mas pela dificuldade em engravidar associada.   CONHECER E IDENTIFICAR A ENDOMETRIOSE A endometriose é uma condição inflamatória do tecido da parede do útero, o endométrio. Nesta condição, o tecido uterino é encontrado …

Ler mais...

DOCUMENTÁRIO “MICROBIRTH”

“We are 90% microbial and only 10% mammalian.”   O nosso corpo é, na sua maioria, micróbios. Micróbios bons e diversos, que constroem um sistema imunitário sólido e resistente, e asseguram uma vida com saúde. “Estima-se que existam cerca de 10 triliões de células no nosso corpo e 100 triliões de micróbios que nele vivem. …

Ler mais...