Home » Blog » DESAFIOS DA QUARENTENA APÓS O PARTO

DESAFIOS DA QUARENTENA APÓS O PARTO

Resumo das orientações realizado por: Gimnográvida
Fontes:
> APFISIO (Associação Portuguesa de Fisioterapeutas)
> Ordem dos Psicólogos Portugueses
 
 
 
O pós-parto, por si só, pode ser uma fase de isolamento em que a mulher dá por si em casa, com um bebé nos braços, e com toda uma fase de adaptação pela frente. A este isolamento quase natural, junta-se o novo desafio do COVID-19, que nos impede de receber visitas e ajuda de familiares ou pessoas amigas, que em outra altura, daríamos por garantida.
Este vai ser um período de descoberta de novas rotinas, maioritariamente ditadas pelo bebé.
 
Esta pode ser uma boa altura para:
> Manter, ainda que através de plataformas digitais, o contacto com família e amigos, fazendo desse contacto uma rotina;
> Aproveitar ao máximo o tempo de qualidade com o seu bebé;
> Recuperar as horas de sono perdidas durante a noite;
> Fazer atividades em família, jogos ou brincadeiras, nas quais possa incluir toda a família;
> Experimentar novas receitas, se lhe der prazer cozinhar;
> Dividir as tarefas domésticas ao longo da semana, evitando a sobrecarga diária. Procure, se possível, incluir a família na distribuição dessas tarefas;
> Manter um momento de cada dia para si, para relaxar, para praticar exercício físico e fazer atividades que lhe tragam prazer.
 
 
Independentemente da fase de pós-parto em que se encontra, o exercício físico vai ser sempre um aliado, não só físico mas também mental.
No pós-parto é recomendada a realização de exercício físico de intensidade moderada, acumulando, no mínimo, 150 minutos por semana. É recomendado que o retorno ao exercício seja feito de forma progressiva e com acompanhamento individualizado, se possível.
 
A prática de exercício físico durante este período poderá assim ser uma ajuda para:
> Recuperar a força muscular, principalmente na região abdominal e da coluna;
> Aumentar os níveis de energia e melhorar o humor;
> Recuperar o peso pré-gravidez;
> Reforçar a sua preparação física para facilitar alguns dos cuidados com o bebé: tempo prolongado com o bebé no colo, os banhos, transporte na babycoque, entre outros.
 
 
A NOSSA EQUIPA PODE AJUDAR:
 
Se desejar fazer exercício supervisionado, a Gimnográvida disponibiliza aulas de Recuperação Pós-parto on-line, orientadas e adaptadas por uma Fisioterapeuta especializada. Saiba mais sobre as nossas aulas aqui.
Temos também disponível uma consulta de check-up pós-parto, que poderá ser realizada de forma presencial (idealmente) ou on-line. Pode ler mais sobre esta consulta aqui.
 
Na primeira terça-feira de cada mês, dinamizamos um Círculo de Partilha, intitulado Des(Encantos) do Pós-parto. É um momento importante de partilha e convívio entre famílias, orientado uma Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.
 
Sabemos que nos primeiros meses nem sempre é fácil organizar-se para sair com o seu bebé de casa. Não queremos que isso seja um impedimento para ter o apoio necessário neste período de desafios, e por isso disponibilizamos também um serviço de apoio domiciliar após o parto. Saiba mais aqui.
 
 
Como nota geral, cuide de si para melhor cuidar dos seus. Peça ajuda e apoio sempre que necessitar e não se isole. Mantenha as suas rotinas, procure novas atividades e evite a imobilidade e o sedentarismo.
 
A Ordem do Psicólogos disponibiliza um documento que pode ajudá-la a lidar com os sentimentos que vão surgindo nesta fase de maior isolamento. Pode encontrá-lo aqui.
 
A APF (Associação Portuguesa de Fisioterapeutas) elaborou também um documento de acesso livre que é útil para pessoas com dor crónica. Pode aceder através deste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 + 9 =