Home » Equipa » Ana Marta Pereira

Ana Marta Pereira

ENFERMEIRA PARTEIRA
ESPECIALISTA EM SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA
 
 
 
 

Terminei o curso de Enfermagem em 2005, pela Escola Superior de Saúde de Aveiro e o percurso de construção pessoal e profissional que iniciei a partir desse momento levou-me a ter cada vez mais respeito pela capacidade imensa que a mulher tem dentro de si. Em 2009 iniciei a minha formação na área de Saúde da Mulher e Obstetrícia tendo terminado a especialização em 2011 e iniciado de imediato funções no serviço de Obstetrícia com acção em sala de partos e serviço de internamento.

 

O que começou por ser uma atitude de respeito e interesse pela mulher enquanto ser que gera outro ser, e pela função da parteira como profissional que apoia a mulher nesta transição, rapidamente se transformou em paixão pelo milagre que se opera em cada mulher durante o seu ciclo de vida, seja no decorrer de uma gravidez e consequente trabalho de parto e parto, ou na incrível jornada que leva a mulher a se reinventar e crescer ao longo dos vários ciclos da sua vida.

O primeiro contacto com a Gimnográvida aconteceu ainda durante o curso de especialidade quando assisti a uma aula de preparação para o parto com a Enfermeira Isabel; no entanto, apenas quando a vi trabalhar na promoção de cursos para profissionais é que percebi que a visão dela fazia muito mais sentido para mim que o modelo biomédico predominante na altura.

Desde então, tenho procurado aumentar a minha experiência e conhecimentos na área do parto natural/fisiológico, tendo frequentado diversas formações neste âmbito: “Curso de Parto Fisiológico”, com Isabel Ferreira e Sónia Rocha; “Curso de Cuidados de Enfermagem Especializados na Gravidez” e “Curso Avançado na Gravidez e Parto” com Anna Rossetti; Curso “A Água na Gravidez e no Parto” com Isabel Ferreira; “Spinning Babies” com Jennifer Walker, entre outros.

É por isso com muita alegria que me juntei a esta equipa maravilhosa enquanto Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica para acompanhamento de famílias no seu processo de transição para a parentalidade.