Home » Serviços » Mamãs & Bebés » Consulta Corpo & Pele

Consulta Corpo & Pele

bem-me-quero-posparto

As alterações fisiológicas que acontecem durante a gravidez e nos meses após o parto trazem desafios ao corpo, colocando à prova a auto-imagem e auto-estima da mulher.

 

Na consulta Corpo & Pele da Gimnográvida, sob a orientação de uma fisioterapeuta especializada na área dermatofuncional, desenham-se planos de tratamento criteriosos e personalizados, com estratégias e recursos para lidar com os estes novos desafios, assegurando sempre a segurança da mãe, e a do bebé, caso esteja a amamentar.

 

 

ALTERAÇÕES NO ROSTO

As manchas castanhas ou castanho-acizentadas que aparecem no rosto (mais frequentemente na testa, bochechas, nariz e queixo) são designadas melasma e afetam cerca de 90% das mulheres. Esta hiperpigmentação manifesta-se normalmente através de manchas de cor castanha e contornos irregulares. Surgem frequentemente durante a gravidez, e mantêm-se após o parto, com tendência a escurecer com o passar dos anos.

A acne é muito frequente na adolescência, mas, na realidade, pode surgir em qualquer idade. A acne tardia afeta cerca de 50% das mulheres adultas entre 21 e 30 anos, ao passo que entre os 31 e os 40 anos o valor desce para uma em cada quatro mulheres. Acontece pelo aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e, assim, mais propensa a desenvolver esta condição.

A rosácea é uma disfunção que se caracteriza por vermelhidão, vasos dilatados e sensação de calor na região central da face (bochechas). Numa fase inicial, a rosácea aparece por pequenos períodos, mas, com o tempo, a situação tende a tornar-se permanente. Surge habitualmente entre os 30 e 50 anos e é mais frequente nas mulheres de pele clara. Nesta condição, a pele é extremamente sensível, pelo que se recomenda um cuidado redobrado na seleção dos produtos de higiene e cosméticos, e nos tratamentos utilizados.

A flacidez é resultado de um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento que ocorre com o passar dos anos. Está relacionado principalmente com a diminuição da produção de fibras de colagénio e elastina, responsáveis por assegurar a firmeza da pele.

A abordagem nas alterações do rosto, seja em termos de aconselhamento dermocosmético, seja na escolha das técnicas e tratamentos mais adequados (peeling químico, radiofrequência, microneedling), exige uma avaliação cuidada e personalizada, não só para potenciar os resultados, mas também para garantir a segurança e a integridade da pele.

 

GORDURA LOCALIZADA

A gordura localizada é o acumular de tecido adiposo (gordura) em determinadas regiões do corpo, e talvez uma das preocupações mais frequentes após o parto, mesmo em mulheres que recuperam facilmente o seu peso pré-gestacional.
Entre os recursos mais utilizados pela fisioterapia dermatofuncional para ajudar com a perda de gordura localizada estão a electrolipólise e a massagem modeladora.

 

FLACIDEZ

A flacidez é caracterizada pela falta de fibras de sustentação da pele, nomeadamente o colagénio e a elastina. Existem dois tipos de flacidez, a muscular e a dérmica. A flacidez muscular é profunda e mais difícil de ser tratada, pois aparece como consequência do desgaste das fibras de sustentação dos músculos. Já a flacidez dérmica é caracterizada por uma mera desorganização dessas fibras, pelo que os resultados do tratamento tendem a ser muito favoráveis.

Após o parto, o aparecimento das estruturas flácidas acontece essencialmente pelas mudanças bruscas de peso decorrentes da gravidez. Assim, a radiofrequência e do microneedling são técnicas de eleição para recuperar as fibras de elastina e colagénio.

 

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

A retenção de líquidos acontece no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando um aspeto inchado/edemaciado da pele, a sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso até 2 ou 3 quilos. É um sintoma comum durante a gravidez, e por vezes logo após o parto, e muitas vezes o corpo tem dificuldade em resolvê-lo de forma autónoma.

A drenagem linfática manual e a pressoterapia são verdadeiras ajudas para o alívio dos sintomas, estimulando o funcionamento do sistema linfático e circulatório através da eliminação de toxinas e líquidos retidos no organismo. A revitalização e oxigenação do tecido ajuda também a perder peso e a redefinir o corpo, melhorando a textura da pele.

 

ESTRIAS

As estrias ocorrem em mais de 70% das grávidas, especialmente nas regiões do peito, barriga e coxas. Consistem em pequenas “linhas” de cor rosada, que mais tarde tendem a ficar brancas. Estas linhas são na realidade cicatrizes, que se formam quando a pele estira rapidamente num curto espaço de tempo. Após o parto, a abordagem passa pelo aconselhamento dermocosmético, que poderá prevenir o aparecimento, ou, no caso de já estarem presentes, tentar controlar a evolução. É ainda possível recorrer a determinados tratamentos como o microneedling, associado a radiofrequência, de forma a minimizar esta alteração.

 

CELULITE

O tecido que rodeia as células de gordura sob a pele sofre, por vezes, alterações que alteram a microcirculação e fazem com que os capilares e vasos das regiões afetadas sejam menos irrigados, aumentando o tecido fibroso. Este aumento é responsável por um tecido adiposo mais saliente, que provoca o conhecido efeito de pele casca de laranja, com ondulações na superfície da pele, a que chamamos celulite.

A retenção de líquidos pode contribuir para estas alterações, principalmente nas regiões que têm maior propensão para o aparecimento de nódulos lipídicos, como é o caso das coxas, nádegas e região abdominal. Neste caso, é possível realizar tratamentos não invasivos, como a drenagem linfática ou as massagens localizadas. No entanto, para potenciar os resultados é essencial uma alimentação saudável, exercício físico e uma adequada ingestão de água.

 

CICATRIZES

Seja numa cicatriz decorrente da cesariana, seja em casos de cicatriz no períneo (por laceração ou episiotomia), é essencial que haja um cuidado frequente aos tecidos envolvidos. Além do impacto estético, a perda da integridade da pele e dos tecidos subcutâneos facilitam infeções e alteram a sensibilidade na área. A fisioterapeuta poderá ajudá-la no aconselhamento dermocosmético, no ensino de técnicas de massagem e mobilização à cicatriz que poderá realizar em casa, e ainda potenciar o processo de cicatrização, usando, por exemplo, a massagem localizada e o microneedling.

 

QUEDA DE CABELO

As alterações hormonais da gravidez e do pós-parto podem também ter um impacto na dinâmica capilar, com possíveis mudanças da estrutura e características da fibra capilar (ex: cabelos secos que ficam mais oleosos e vice-versa). Um bom aconselhamento dermocosmético e o microneedling podem ser a chave para manter o equilíbrio capilar.

 

COMO AGENDAR?

Para fazer a sua marcação envie-nos uma mensagem com a sua disponibilidade e número de telemóvel, para que possamos entrar em contacto consigo.