Home » Serviços » Mulher » Acupuntura na Fertilidade

Acupuntura na Fertilidade

A acupuntura é uma técnica terapêutica e um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na introdução de finas agulhas na superfície corporal em locais específicos. Utiliza um sistema diagnóstico próprio e os pontos são escolhidos de acordo com o objetivo terapêutico. É praticamente indolor e muito seguro.

A infertilidade, que se define como a ausência de gravidez após um ano de relações sexuais regulares, é um problema crescente na sociedade atual. As causas são variadas, com fator masculino e feminino distribuídos de igual forma. É frequentemente multifatorial, implicando um olhar mais abrangente sobre a saúde reprodutiva.

A Medicina Chinesa vê o indivíduo como um ecossistema em constante adaptação e interação com o meio. Associa à reprodução vários sistemas energéticos, cada um com órgãos e funções específicas, e em que cada um influencia e depende do outro.

 

Na consulta é realizada uma avaliação do estado global de saúde do casal ou pessoa, desde a qualidade do sono ao funcionamento do intestino, à alimentação e ao exercício, ao stress, às características do ciclo menstrual, presença de doenças associadas.

É então sugerido um plano de tratamento que poderá passar por acupuntura semanal e/ou alterações na alimentação e estilo de vida, e cujo objetivo será a otimização da fertilidade do casal pela melhoria do estado global de saúde, pelo aumento da circulação sanguínea aos órgãos reprodutores, pela regulação hormonal e do ciclo menstrual.

 

Poderá recorrer a esta consulta sozinho/a ou em casal, e com o objetivo de uma gravidez espontânea ou como suporte a um tratamento de PMA (como uma inseminação ou fertilização in vitro), de modo a aumentar a probabilidade de sucesso do mesmo (devendo ser iniciado acompanhamento 2 a 3 meses antes).

 

Marcações:

Para fazer a sua marcação envie-nos uma mensagem com a sua disponibilidade e número de telemóvel, para que possamos entrar em contacto consigo.